Galeria
Clique nas imagens para ampliar
O meio filtrante é um dos principais componentes do processo de tratamento de água, que prevlem as águas usadas e residuais de serem devolvidas ao meio ambiente em boas condições. Ele se tornou ainda mais popular com o aumento limitação de quantidade de uso de água, como consequência dos recursos naturais limitados.
O QUE É MEIO FILTRANTE?
meio filtrante tem a função de reter partículas sólidas, microrganismos e matéria orgânica presente na água. O meio filtrante mais comum utilizado é o filtro de areia, que é constituído de partículas de areia, lodo ativado, carvão e diatomácea, conforme os tipos de águas a serem tratadas.
Esses filtros podem ser usados em sistemas de tratamento de água potável, águas residuais e água industrial. Por sua vez, existem dois tipos de meios filtrantes para tratamento de água: o meio filtrante biológico e o meio filtrante químico.
COMO FUNCIONA?
Mecanicamente, a água passa através do filtro com o meio filtrante, onde as partículas sólidas e outros contaminantes são retidos e ficam no meio filtrante.
O tamanho das partículas que são retidos dependem do tamanho dos poros do meio filtrante. Então, a água é filtrada e purificada, livrando-se de partículas inorgânicas e orgânicas, se necessário um tratamento adicional, dependendo das características da água a ser tratada.
VANTAGENS:
- Fácil instalação, manutenção e operação;
- Boa redução de turbidez e cor da água;
- Funciona com baixa taxa de fluxo;
- Econômicamente viável;
- Ambientalmente amigável;
- Pouco potencial para produzir bactérias;
- Funciona como ação química;
- Eficiência de remoção de sólidos dissolvidos;
- Remoção de metais pesados e sabor, cor e odor;
- Funciona como um mecanismo de filtração mecânica.
A Areitec Areias Especiais é especializada na industrialização e comércio de areia para tratamento de água. Se você está procurando por um meio filtrante de qualidade para seu sistema de tratamento de água, entre em contato com a Areitec Areias Especiais e solicite uma cotação.